sábado

CRICUT ou SILHOUETTE - Por que escolher a Silhouette?



Sabe o que mais me perguntam no blog? O que você indica, Cricut ou Silhouette?

Eu mantenho contato com a Flavia da scrapbykit e já trocamos opiniões sobre a cricut(A Flávia tem) e a silhouette (eu tenho).

À semelhança da Flavia, o que vou fazer é transcrever, traduzir, interpretar, enfim dar a minha opinião, de um artigo em inglês sobre as razões pelas quais a Silhouette é melhor que a Cricut.
(http://scrapbookinglayoutideas.us/archives/137)

Realmente elas são parecidas em muitos aspectos:
As duas são digitais, e basicamente funcionam como uma impressora, porém ao invés de imprimir, elas cortam. As duas podem usar canetas especiais no lugar das lâminas e então desenhar imagens.

Eu testei as "sketchs pens" veja no post
http://silhouettemania.blogspot.com/2010/07/silhouette-em-acao-canetinhas-magicas.html

Como a silhouette funciona?
O mecanismo de corte é um miniestilete que fica posicionado verticalmente e desliza sobre a superfície, como se estivesse imprimindo, só que ao invés de tingir, dá-se o corte.

As duas são portáteis e podem ser usadas nos crops e outras reuniões ou cursos de scrap, pois são relativamente leves para serem transportada.

Ambas as máquinas podem cortar vários tipos de materias, incluindo cardstocks, papéis de diversas gramaturas e vinil.

Vamos às razões:
1) A Silhouette é mais barata.

* Na AMAZON:
- Cricut: 254 dólares.
- Silhouette: 240 dólares com vários acessórios e muito material como vinil, sketchs pens e outros.



Então por que a silhouette é mais barata?
Embora os preços sejam quase iguais, a silhouette não precisa de cartuchos ou facas de corte diferenciadas. O disposito de corte é único, universal, como se fosse um estilete pequeno que desliza sobre a superfície orientado pelo software para qualquer formato.


2) A Silhouette não requer cartuchos:
Você pode instalar a silhouette e cortar qualquer fonte ou imagem que tenha no seu micro, na mesma hora. No entanto, ao comprar a silhouette, vc ganha um cartão para baixar U$25 de imagens, fontes ou que mais quiser na loja virtual. É um ótimo começo pra montar um portfólio e testar.

3) Os produtos da loja virtual são baratos:
Depois vc pode continuar comprando (custa $0,99 cada imagem na loja virtual que expõe produtos digitais de vários designs) ou pode produzir no micro o que vc quiser e cortar.
Vc pode fazer uma assinatura mensal. Eu tenho uma de U$10 o que dá direito a umas 25 imagens por mês, isso inclui uma infinidade de opções: cortes de caixas, embalagens, fontes, imagens para imprimir e depois cortar ao redor, sombras... Só vendo! Uma Disneilândia para scrapers!
Confesso que uso mais quando vejo algo difícil por lá que me interessa ou quando estou com preguiça. Na maior parte das vezes eu crio imagens para corte.

4)O software da silhouette se torna uma central de trabalho integrada:
O software da silhouette vem com a máquina e é muito fácil de operar, 100% intuitivo. A produção de imagens da Cricut utiliza um software opcional chamado SCAL. A partir de junho/2011, o SCAL descontinuou a interface para a CRICUT por problemas de uso de direitos, uma "briga" entre o fornecedor de cartuchos que, na contra-mão do mercado, quer manter os usuários CRICUT infinitamente dependentes dos caros cartuchos.
A Silhouette funciona com o software SILHOUETTE STUDIO que vc opera de forma integrada, por exemplo vc copia uma imagem colorida e depois quer cortar. Vc simplesmente manda que o software imprima (na sua impressora jato de tinta ou laser) e depois manda que corte, num único lugar.
A Cricut funciona pela disposição de cartuchos, que devem ser comprados para os cortes sem o computador ou com o SCAL + 1 cartucho qualquer e conectada ao computador.
Esses cartuchos da Cricut são caros? Sim, cerca de U$60 cada (geralmente com um cartucho vem uma fonte e 50 possibilidades de corte).
E o SCAL quanto custa? Atualmente sai por 60 dólares, no Brasil já vi por R$250,00.

5) A Silhouette requer um menor número de acessórios:
De fato não há cartuchos para corte, você pode manter todos os seus projetos organizados pelo software Silhouette em seu PC. E se vc for transportar? A silhouette é SD, ou seja vc pode gravar tudo que fez no PC em um cartão SD e no seu destino é só ligar a silhouette, sem o micro conectado e cortar, utilizando o comando do painel da silhouette que só tem 4 botões - super fácil.

Para a cricut você precisa levar as caixinhas com os cartuchos. E para usá-la conectada ao computador com o SCAL, você tem que ter o programa neste computador. Então, neste caso você também irá precisar do seu notebook. Quando você compra o SCAL, ele pode ser instalado em apenas 2 computadores.

Outras dúvidas dos internautas:
E o tamanho do projeto?
Silhouette: pode cortar até 8" x 39". A base de corte ou mat tem o tamanho de papel carta.
Cricut: pode cortar até 11,5" x 24".

Mas em outubro de 2011, começa a ser vendida a SILHOUETTE CAMEO que terá o mesmo tamanho máximo da Cricut, ou seja, página inteira de scrap de 12" x 12".


Eu amo a SILHOUETTE!
Quando pesquisei sobre o assunto não tive dúvida que era a melhor para o tipo de usuária que sou: corta vinil, corta diversas grmaturas, desenha, pode usar sem o micro, gravando os arquivos num cartão SD (em viagem, por exemplo), corta sobre os pedaços menores de papel que tenhamos, basta posicionar sobre a matriz de apoio e pronto. Digo que só tenho alegria.

Concordo 100% com as razões para escolher a SILHOUETTE e a principal é a total dispensa de cartuchos e até mesmo de compra na loja on-line. Eu simplesmente posso copiar as imagens do meu micro, as fontes que tenho no micro e da internet, uso o software que vc baixa sem custo, o STUDIO e corto.

Também posso usar opcionais como as canetas no lugar da faca e riscam sobre o papel de forma simplesmente perfeita.

No Brasil, a Cricut é mais usada é uma questão de mercado.
Posso dizer que já testei de quase tudo nesse mundo de máquinas de corte. Então, segue parecer final. Usuários que entendem bem de computador, que trabalham com personalização, festas, que queiram trabalhar arquivos de outros softwares - Ilustrator, Corel etc: Escolham a Silhouette.
Usuários que não têm tanta fluência no micro, apenas o básico, mas querem uma máquina bastante versátil, adquirindo cartuchos com várias opções temáticas de corte: Escolham a CRICUT.
Eu também tenho a Sizzix (manual, barata, usa um tipo de forma para cada corte e perfeita para quem não quer nem sentar no micro). Também uso a Slice e a Cricut Imagine em minhas aulas. Então é isso!

DICA DE COMPRA:
Se vc vai comprar uma máquina de corte, não esqueça de sobressalentes. O básico para jamais ficar na mão é:
Uma matriz de corte adicional(a sua pode sofrer algum acidente ou ir perdendo o poder de adesão com o uso).
Uma faca de corte sobressalente - com o uso contínuo vc vai perceber que seus cortes já não são mais os mesmos, então tenha sempre uma faca novinha.
Este artigo também está no blog scrapbykit:
http://scrapbykit.blogspot.com/2010/06/qual-e-melhor-silhouette-ou-cricut-qual.html


Visite também
www.silhouettemachine.com (em inglês)

Comparação do site da silhouettemachine a respeito da cricut:
http://www.silhouettemachine.com/cricut.aspx

Gostou do post? Espero que tenha sido útil para vc!
--


Receba todas as novidades do sobre uso de plotters de corte no silhouettemania.blogspot.com (clique aqui)

43 comentários:

Patrícia Medeiros on agosto 31, 2010 disse...

OI Joelma, concordo plenamente com seu post sobre a sil, tenho uma e adoro, porém, percebi que você sabe muito sobre ela e eu ainda estou aprendendo, ainda me enrolo com algumas coisinhas. Será que pode me dar o seu e-mail pra você me explicar umas coisinhas?

BJS!

Joelma Damasceno Mota on agosto 31, 2010 disse...

Patricia, que bom mais uma silhouettemaníaca!!! Já te mandei meu e-mail. Vamos em frente. Tô por aqui!!! Bjin, Joelma

Scrapbykit on setembro 03, 2010 disse...

Joelma
Adoreiiiii!! Já tinha visto seu post no Reader, mas ainda não tinha passado p comentar e agradecer. Já atualizei meu post antigo, colocando a referência deste seu. Também acho difícil qdo me perguntam qual a melhor. Seria bom se pudessem testar. Já "mandei" algumas meninas te visitarem e perguntarem sobre a Silhouette. Eu dou minha opinião sobre a Cricut e mando p vc. kkkkk
Obrigadão.
Bjim

CAROLINA on setembro 15, 2010 disse...

Joelma como faz para me comunicar com vc por email???

atelier on setembro 16, 2010 disse...

oi joelma,
tenho uma silhouette mas estou com uma dificuldade que não sei se vc pode me responder...
quero imprimir na minha laser, normalmente e recortar o desenho impresso na silhouette, evitando assim o uso da tesoura, já vi vários vídeos sendo feito assim, mas não consigo que a minha silhouette reconheça o lugar onde imprimi ela não lê as minhas marcas,vc já conseguiu recortar exatamente onde imprimui? ou só recorta fontes e formas?

meu e-mail: clarissa.papel@hotmail.com

obrigada
clarissa oliveira

Scarlett on setembro 18, 2010 disse...

Joelma...
Hoje decobri seu blog. Adorável...
Quero compartilhar algo que estou vivendo e quem sabe alguém que tenha mais conhecimentos possa colaborar.Nas primeiras semanas de setembro minha biblioteca travou, inicialmente com uma msn de erro e em seguida outra msn de INVALID GIF SIGNATURE.Desepero!!!.... Quase 10.000 imagens travadas, ela não dá meios de acessar. Procurei a semana toda algo que me ajudasse, encontrei no flikr um grupo no qual entrei.Segui as instruçoes (hj o dia todo fiz recover)...e NADA!Sabe se tem aqui no Brasil um atendimento ou alguém q possa me instruir em como proceder?Alguma de vcs já tiveram este problema?
Aguardo anciosa...
Grata

Scarlett on setembro 18, 2010 disse...

opps! aguardo ansiosa

Joelma Damasceno Mota on setembro 20, 2010 disse...

Olá Scarlett. Tentei achar seu e-mail mas não estava disponível no seu perfil. Nunca vi problema semelhante. Vou remeter sua consulta, em inglês, para o suporte da Quickuts. Me mande um e-mail, se preferir. Vou tentar ajudar no que puder. Bjin, Joelma

Scarlett on setembro 22, 2010 disse...

ola Joelma,
Grata por sua atenção.
Resolvi em parte o problema seguindo algumas instruções do forum no site.Porém minhas imagens da biblioteca aparecem só como logotipo e ainda não achei caminho para torná-las visíveis...
sasborelli1@gmail.com
afetuoso abraço

Alessandra Cristobal on setembro 26, 2010 disse...

Oi Joelma. Muito lindo o seu blog! Tenho uma dúvida: hj tentei fazer minha assinatura anual, mas sempre aparece uma mensagem de erro, aconteceu isso com vc tb???
acrbarbosa@hotmail.com
Bjs e obrigada pela atenção.

Sandro, Luti e Rafa on setembro 28, 2010 disse...

Oi Joelma, será que vc poderia me dar seu email para poder tirar duvidas da silhouette? Meu email é lucianastowinski@yahoo.com.br
bjs

Tania e Marcelo on outubro 29, 2010 disse...

Que bom que achei seu blog... estou querendo adiquirir uma A Craft ROBO CC330L/Silhouette, e como não tenho costume em comprar em sites internacionais, achei o craftrobo.com
o que acha?
estou começando com scrap....aguardo sua ajudinha!!!obrigada

Tania e Marcelo on outubro 29, 2010 disse...

Oi caso prefira meu email taniamariadesigner@hotmail.com, precisando de uma orientação sua... valeu!

harumi on novembro 01, 2010 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Art Imantada on novembro 06, 2010 disse...

OI JOELMA,
ESTOU QUEREND MUITO COMPRAR A SILHOUETTE, MAMIS TENHO VARIAS DUVIDAS, POIS ESTOU COMEÇANDO AGORA.
VI ALGUNS VIDEOS QUE VC POSTOU, UMA DUVIDA JA TIREI. OU , SEJA, AAQUELA MANTA ADESIVA TENHO QUE COMPRAR A PARTE CERTO?
MINHAS IMPRSSÕES SÃO FEITAS EM UMA GRAFICA.A MINHA DUVIDA É SE DA PRA EU COLOCAR ESSE PAPEL DA GRAFICA NA SILHOUETTE, E ELA VAI RECONHECER?E CORTAR , POIS VI NO VIDEO QUE VC FEZ DO DENENHO TRIBAL, QUE NO PAPEL SAI A MARCAÇÃO, SANGRIA , NAS MINHAS IMPRESSÕES NÃO VÃO APARECER ESSASMARCAS.EU TRABALHO COM COREL E PHOTOSHOP.
ESTOU APAIXONADA POR ESSA MAQUINA , MAIS NÃO SEI EXATAMENTE O QUE POSSO FAZER.
SE PUDER ME AJUDAR!!!!
EU AMEI O SEU BLOG, PRINCIPALMENTE OS VIDEOS EM PORTUGUES, RSRSRRSRS
MEU E-MAIL
artimantada@hotmail.com
grande beijo e parabens pelo seu trabalho
FLAVIA

Mara on novembro 08, 2010 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mara on novembro 08, 2010 disse...

Em tempo!!!!! achei o vídeo em que vc explica o que pergunto acima!!! Agora pintou outra dúvida!!! como trocar a replacement blade? A minha Silhouette é diferente do que vc mostra. Está escrito Silhouette em azul. É a mesma coisa? beijuuuss e obrigadinhaaaa

Juh on novembro 20, 2010 disse...

Joelma :)
você é um anjo.
eu comprei uma solhouette que ainda nao chegou hehee mas to pesquisando sobre ela. pra eu nao perder muito tempo. Bom eu tenho um milhão de dúvidas, mas vou ler todos as postagens do blog antes de fazer mais perguntas. por hora, eu queria saber se você pode indicar um site onde se possa comprar as ferramentas que precisamos repor. e se você puder explicar o que são elas.. hihihi
obrigada.
beijos

BRINDE FESTA on dezembro 07, 2010 disse...

Olá Joelma,

Comprei uma Silhouette mas estou tendo dificuldades para importar imagens dos meus arquivos e cortá-los. Ví um vídeo que mostra que tem a opção de imprimir a imagem numa impressora e passar pela Silhouette como um scanner e depois que ela copiou a imagem, corta. Como faço isto? Já acompanhei o tutorial do curso da Robo, mas confesso que achei muito difícil. Me ajude por favor, Grata. Cristina

Gaby on dezembro 09, 2010 disse...

Oi Joelma, estou esperando a minha chegar e to com um certo receio, uso corel, eu consigo abrir algum arquivo no studio ou robo?

Margarete on janeiro 04, 2011 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcos on janeiro 09, 2011 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Flávio Castilho on janeiro 20, 2011 disse...

Oi Joelma, como faço pra importar uma silhoutte do amazon.com? Eles não entregam no Brasil, certo? o preço lá está muito bom..

Joelma Mota on janeiro 22, 2011 disse...

|Olá Flavio. Respondendo: O site da amazon tem algumas restrições a importação. Livros são quase 100% aceitos mas elementos diversos como eletrodomésticos e alguns eletrônicos, como a silhouette, há restrições. Vc já conhece o site www.customcrops.com Alguns seguidores do silhouettemania compraram por lá. Um abço, Joelma

taniamdesigner on janeiro 24, 2011 disse...

Olá Joelma, um excelente 2011!!!
Minha silhouette chegou, e já gostei!!!Queria saber como usar com os arquivos do corel?
abç

SOU MARTA on janeiro 29, 2011 disse...

Joelma realizei um sonho, comprei a silhouette!!! muito legal as suas dicas, gostaria de contar com mais uma. Como posso fazer a assinatura mensal para baixar figuras para corte? meu email é carminha.corcino@hotmail.com

Tixa Art's on fevereiro 02, 2011 disse...

Oi Joelma!!
Minha silhouette chegou hj, estou mt felizzzzz!!!
Gostaria de saber onde encontra papeis para comprar e quais os tipos.
BJS!@
roseribeiro31@hotmail.com

Ricardo on fevereiro 27, 2011 disse...

Olá Joelma. Acho que a Silhouette SD é uma ótima máquina e bastante versátil. Só não acho correto o valor que temos que pagar pelos acessórios e peças de reposição mas fiquei contente quando soube que algumas empresas já estão começando a importar este acessórios por um custo menor, como é o caso da faca. A minha parou de cortar como era antes e me passaram a informação que teria de pagar mais de R$ 180 para trocar tudo (tampas e lâmina). Absurdo! Não precisava das tampas pq as minhas estão novas. Finalmente encontrei vendendo no ML e irei adquirir. Vamos dizer "não" ao abuso de empresas que querem nos extorquir. Para quem quer saber onde encontrar a facam aqui vai o link de onde encontrei: http://www.mercadolivre.com.br/jm/myML?as_section=ACT_ITMS

Roberta Ávila on março 07, 2011 disse...

Oi Joelma, estou planejando comprar uma silhouette e queria saber se você já usou a máquina para cortar tecido. é para isso que eu quero a máquina e no site deles diz que corta, mas fico com um pouco de medo, porque vi algumas pessoas comentando que não conseguiram cortar tecidos ou que a lâmina desgastou muito rápido.

obrigada!

abs,

gilza on março 11, 2011 disse...

Oi Joelma,

Comprei a silhouette mais ainda não consegui usar.Tenho necessidade em vários segmentos. No momento estou necessitando saber qual o papel que posso comprar e onde comprar, para fazer etiquetas, pois tenho uma loja de brindes personalizados, se possível me passe essa dica,

Obrigada,
Maria Clara

maria05292010@hotmail.com

Denise Coelho on março 16, 2011 disse...

BOm dia amiga,
comprei uma 330l, mas não consigo trabalhar nele, como não sei nada em ingles to levando a maior surra no uso e to super triste, principalmente pq tenho uma pequena copiadora e comprei a Silhouette pensando em imprimir e fazer o corte ao redor, me indicaram um plugim pro corel mas não consigo usar, ficaria muito grata se vc tivesse alguma dica para me ajudar.

Obrigada,
Denise Coelho - centerprint@hotmail.com

Rômulo Augusto on março 19, 2011 disse...

Olá Joelma, tudo bem?

Eu estou querendo comprar a Silhouette mas não consigo achar aqui no Brasil. Você sabe dizer se esse site "Custom Crops" entrega no aqui?

Se não for incomodar demais, será se você poderia me dá umas informações de onde/o que comprar, ou até mesmo sua experiência com isso?

Obrigado.

pedro on maio 03, 2011 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joice on maio 03, 2011 disse...

Pessoal,
Olha o que eu acabei de descobrir. Já ouvi muita gente dizendo que não temos assistência técnica das nossas máquinas aqui no Brasil, nem mesmo como comprar seus produtos e acessórios, não é mesmo?
Pois é, temos essa assistência aqui pertinho de nós e também temos os produtos a venda!!
www.silhouettebrasil.com.br

Tiago on maio 06, 2011 disse...

Olá,
Vocês sabiam que agora A Graphtec tem uma revendedora autorizada de Plotters de recorte portátil no Brasil?
isso mesmo, agora você pode adiquirir as Plotters Silhouette, Craft Robo Pro e suas matérias primas sem precisar esperar dias ou ate mesmo meses e com garantia de pronta entrega, manutenção e manual totalmente em português aqui bem pertinho de você.
Visite: http://www.silhouettebrasil.com.br e confira.

Paula Flávia on maio 11, 2011 disse...

Eu comprei a minha em 02/05, ela chegou em 04/05. Já usei, já scrapei, amei. Mas gostaria de saber como criar arquivos no formato gsd ou studio. É possível me dar uma luz?

Tania e Marcelo on maio 12, 2011 disse...

MUITO BOM TER A SILHOUETTE AQUI NO BRASIL O PREÇO É QUE NÃO TÁ AJUDANDO EM NADA RSRSRSRSR

Joice on junho 09, 2011 disse...

Pessoal,
Olha o que eu acabei de descobrir. Já ouvi muita gente dizendo que não temos assistência técnica das nossas máquinas aqui no Brasil, nem mesmo como comprar seus produtos e acessórios, não é mesmo?
Pois é, temos essa assistência aqui pertinho de nós e também temos os produtos a venda!!
www.silhouettebrasil.com.br

Rômulo Augusto on junho 09, 2011 disse...

Olá Joelma, tudo bem?

Eu estou querendo comprar a Silhouette mas não consigo achar aqui no Brasil. Você sabe dizer se esse site "Custom Crops" entrega no aqui?

Se não for incomodar demais, será se você poderia me dá umas informações de onde/o que comprar, ou até mesmo sua experiência com isso?

Obrigado.

Tania e Marcelo on junho 09, 2011 disse...

Oi caso prefira meu email taniamariadesigner@hotmail.com, precisando de uma orientação sua... valeu!

Sandro, Luti e Rafa on junho 09, 2011 disse...

Oi Joelma, será que vc poderia me dar seu email para poder tirar duvidas da silhouette? Meu email é lucianastowinski@yahoo.com.br
bjs

Alessandra Cristobal on junho 09, 2011 disse...

Oi Joelma. Muito lindo o seu blog! Tenho uma dúvida: hj tentei fazer minha assinatura anual, mas sempre aparece uma mensagem de erro, aconteceu isso com vc tb???
acrbarbosa@hotmail.com
Bjs e obrigada pela atenção.

atelier on junho 09, 2011 disse...

oi joelma,
tenho uma silhouette mas estou com uma dificuldade que não sei se vc pode me responder...
quero imprimir na minha laser, normalmente e recortar o desenho impresso na silhouette, evitando assim o uso da tesoura, já vi vários vídeos sendo feito assim, mas não consigo que a minha silhouette reconheça o lugar onde imprimi ela não lê as minhas marcas,vc já conseguiu recortar exatamente onde imprimui? ou só recorta fontes e formas?

meu e-mail: clarissa.papel@hotmail.com

obrigada
clarissa oliveira

Postar um comentário

Este post contribuiu com vc? Seu comentário é essencial para este blog!Obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por ASSUNTO

Carregando...

Siga-me

Nós pelo mundo...

 

Silhouettemania Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Customização by Arte ao Cubo